![](http://www.saberweb.com.br/paises/images/Japan.jpg)
A história do Japão é comumente dividida nos seguintes períodos ou eras:
* Jomon
* Yayoi
* Yamato
* Kofun
* Asuka
* Nara
* Heian
* Kamakura
* Muromachi
* Azuchi-Momoyama
* Nanban
* Edo
* Meiji
* Taisho
* Showa
* Heisei
O Japão é um país insular que se estende ao longo da costa leste, ou Pacífica, da Ásia. As ilhas principais, de norte para sul, são: Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu. Além destas ilhas maiores, o Japão inclui numerosas ilhas mais pequenas, cerca de 3000, parte das quais constituem as ilhas Ryukyu, que se estendem a sudoeste de Kyushu até perto de Taiwan.
Cerca de 73% do país é montanhoso, com uma cordilheira a ocupar o centro de cada uma das ilhas principais. A montanha mais alta do Japão é o famoso monte Fuji, com 3776 m de altitude.
ECONOMIA
Cerca de 80% do território japonês apresenta relevo montanhoso. As montanhas das ilhas Honshu, Shikoku e Kiushu exibem uma vasta vegetação tropical. A ilha de Hokkaido é coberta por taiga. Essas condições permitiram uma intensa utilização da madeira, inclusive para a construção de embarcações.
Embora a maior parte do território japonês apresente relevo montanhososo, a cultura tradicional é a plantação de arroz (rizicultura), mas há muito tempo que o país também se dedica à pesca, explorada simultaneamente por pequenas e grande empresas. Pequenos portos para pesca são encontrados em toda a sua área costeira, principalmente no litoral do Oceano Pacífico, cujas águas são mais piscosas.
Até metade do século XIX, a rizicultura foi a principal atividade económica do japão. Isso mostra o espírito trabalhador do povo japonês, que ao longo da história precisou conquistar um meio natural inóspito particulamente para as atividades agrícolas. Apenas 16% do território japonês é formado por planícies, onde a atividade agrícola é mais fácil.
A rizilcultura transformou a planície de Kanto na zona mais densamente povoada do país. Isso garantiu um mercado consumidor para a indústria que se estabeleceu na era Meiji.
A ocorrência de quatro estações do ano nitidamente marcadas é responsável pelo fornecimento do calor e da humidade que a cultura do arroz exige. Além disso, o emprego de irrigação constante favorece o seu desenvolvimento.
Mesmo depois de ter se transformado em um dos países mais industrializados do mundo, o Japão manteve a agricultura como uma de suas mais importantes atividades. Mas os interesses industriais e urbanos cresceram nas áreas que foram tradicionalmente ocupadas por lavouras. A diminuição da área cultivada vem sendo compensada pelo constante aumento da atividade agrícola, isto é, maior produção por área e por pessoa, decorrente da aplicação de técnicas avançadas e de novos instrumentos. Todavia, a atividade agrícola japonesa tem uma importância mais histórica e cultural, pois é possível importar os outros produtos a preços bem mais baixos. Um dos focos de conflitos diplomáticos no Japão é sua política protecionista. Dentre as principais atividades industriais estão a indústria automobilística (o país é sede mundial, dentre outras, das montadoras Toyota,Honda e Subaru), a indústria eletrônica e de informática, a siderurgia, a metalurgia, a construção naval e química, com destaque para as indústrias com tecnologia de ponta nestes setores.
O Japão actual é um dos maiores exportadores do mundo de cultura popular. Os desenhos animados (anime), banda desenhada (mangá), filmes, literatura e música japoneses conquistaram popularidade em todo o mundo, e especialmente nos outros países asiáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário